sábado, 23 de maio de 2009
Fobias: Barata, avião, claustrofobia....
O medo é uma reação natural do nosso organismo ante o perigo iminente. Quando nos sentimos ameaçados, a adrenalina aumenta, ocorre sudorese e aumento dos batimentos cardíacos. Estas reações psicossomáticas nos preparam para enfrentar o perigo.
No comportamento fóbico, quase sempre o perigo é imaginário. A pessoa sente pânico e o corpo se prepara para enfrentar o perigo. Os sintomas são muito desagradáveis como: tremores, palpitações, dores no peito e pânico.
Algumas perguntas muito comuns sobre Fobias:
Tenho medo de baratas? É uma fobia?
O medo de baratas é considerado uma fobia, porque a barata é um inseto inofensivo que não oferece perigo. Geralmente, as pessoas evitam o inseto ou têm pavor, porque o associam com sujeira.
Como posso tratar o Medo de voar de avião?
O Medo de Voar é muito frequente. Algumas pessoas têm medo de acidentes aéreos, mas mesmo assim, não evitam o vôo. Outras desenvolvem uma Fobia, porque evitam o vôo. Não conseguem sequer entrar num avião. Quando arriscar fazer uma viagem, sofrem muito durante o vôo. Sentem tonturas, enjôos ou pânico.
Quando a Fobia impede que a pessoa tenha uma vida normal, deve ser tratada. O medo de voar pode ter muitas causas psicológicas. A pessoa deve procurar um terapeuta ou profissional da área de saúde. Se a ansiedade durante o vôo for muito forte, pode ser que necessite de medicação ansiolítica. Terapias comportamentais têm resultado positivo . A Psicoterapia pode oferecer alívio à pessoa, porque tratará as causas inconscientes do medo de voar.
As Fobias têm cura?
O tratamento adequado com Psicoterapia ou medicação( se necessária) pode amenizar os sintomas desagradáveis associados ao medo ou pânico. Descoberta a causa pode advir a cura. No entanto, certos casos de fobia podem ocorrer recidivas. A pessoa, nesse caso, têm períodos mais amenos e outros com a volta dos sintomas.
Em todos os casos, durante o tratamento são pesquisadas e tratadas as causas da fobia. A pessoa aprende a dominar suas emoções e controlar os níveis de ansiedade.
Há tratamento para a maioria das fobias. Muitas vezes, os comportamentos fóbicos são associados com quadros de Depressão e Ansiedade.
O que é claustrofobia?
Claustrofobia é o medo de espaços fechados. A pessoa se sente muito mal quando está em compartimentos fechados. Sente falta de ar, tontura, palpitações e forte ansiedade.
Como saber se estou precisando de tratamento, caso tenha alguma fobia?
Quando sua vida estiver sendo muito prejudicada pelos sintomas desagradáveis associados à fobia. Ex: a pessoa sente pavor de espaços abertos. Nesse caso, evitará sair nas ruas, para não sentir os sintomas desagradáveis como: palpitações, pânico, dores no peito, sudorese intensa. Sua vida ficará cada vez mais paralisada pelo medo.
Quando a fobia estiver associada a quadros depressivos ou de ansiedade. É importante que a pessoa procure tratamento para voltar à sua vida normal.
Sandra Cecília é formada em Psicologia Clínica e já trabalhou com Psicoterapia, Aconselhamento e técnicas de Relaxamento durante mais de dez anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário