sábado, 14 de março de 2009

Psoríase: Perguntas e respostas....


A Psoríase é uma doença de cunho inflamatório, de causa desconhecida e caracterizada por descamação e vermelhidão na pele. Às vezes apresenta comprometimento das articulações.


A Psoríase é contagiosa ?

A Psoríase não é contagiosa, nem mesmo por transfusão sangüínea.


Mas então como é que ela aparece em certas pessoas e muitas vezes de uma mesma família ?

Possivelmente por transmissão hereditária. Fatores hormonais e emocionais também parecem intervir no quadro. Em todo caso não existe evidência de que a alimentação possa influir.


Como podemos identificar positivamente a Psoríase ?

O seu Médico Dermatologista é a pessoa indicada para diagnosticar este e outros problemas na pele. Não deixe curiosos, comadres, amigos ou outras pessoas aplicar ou prescrever remédios.


Como devemos tratar a Psoríase ?

O seu Médico Dermatologista está habilitado a prescrever-lhe os tratamentos disponíveis. Geralmente as pomadas proporcionam alívio de curta duração e ainda existem outras drogas mais potentes. O problema é que os medicamentos possuem efeitos colaterais e também apresentam freqüentemente o fenômeno do recrudescimento da Psoríase logo que o tratamento é suspenso.


Mas então não temos outros modos de lidar com o problema ?

Sim, existe o tratamento mais antigo de todos que é a simples exposição ao sol em períodos controlados.


Eu trabalho. E moro em apartamento. Além do que não há muito sol por aqui... Como vou fazer este tratamento ?

Existem diversos métodos terapêuticos com emprego de luzes artificiais. Estes sistemas de tratamento podem ser utilizados em sua própria residência, aconselhada a devida orientação médica.


E quais são estes métodos de tratamento ?

Existem atualmente três métodos cientificamente reconhecidos e comprovados: o Método de Goeckerman, o Método PUVA e finalmente o Método de Ingram.


Qual o melhor ou mais indicado para o meu caso ?

O seu Médico Dermatologista poderá prescrever qualquer um de acordo com sua própria experiência e outros fatores. De modo geral não existe um método melhor ou pior que outro.


Como é o Método de Goeckerman ?

O Método de Goeckerman, inventado em 1925 nos EUA é o de mais fácil aplicação e os resultados são quase sempre excelentes. O tratamento consiste em aplicar-se uma pomada à base de Coaltar (Alcatrão de Carvão) sobre as lesões. Horas depois esta pomada é removida e em seguida é feita uma aplicação de luz ultravioleta tipo "B" emitida por aparelhos especiais.


Mas em quanto tempo começarei a ver resultados e quanto tempo levarei para terminar o tratamento ?

Os primeiros sinais de melhora são vistos geralmente entre as primeiras 6 à 12 sessões. Um tratamento inteiro demora, em média, umas 20 sessões, que podem ser feitas diariamente ou num mínimo de três por semana em dias alternados.


E depois estarei curado(a) ?

Não exatamente. A Psoríase infelizmente não tem cura definitiva. O tratamento pelo Método de Goeckerman elimina eficazmente as lesões, mas geralmente por um certo tempo e com boas probabilidades de você não precisar de mais nada durante um ano ou mais.


E quanto aos métodos PUVA e Ingram ?

O Método PUVA divulgado limitadamente a partir de 1974 e aprovado definitivamente pela Food and Drug Administration em 1982 nos EUA, consiste numa tecnologia sofisticada com uso de medicamentos fotossensibilizantes e aparelhagem grande e dispendiosa. Este esquema de tratamento que está disponível em alguns hospitais e clínicas particulares em certas cidades no Brasil é muito eficiente no controle da Psoríase em todos os níveis.

O Método de Ingram, introduzido em 1989 por cientistas finlandeses, holandeses e escoceses, consiste na aplicação de uma pomada de Alcatrão de Hulha ou de Linhita (Antralina) sobre as lesões, sendo posteriormente aplicada uma variedade muito específica de luz ultravioleta. É um tratamento fototerápico muito eficiente, nada ficando a dever aos outros dois antes mencionados e sendo ministrado em pouquíssimos lugares no Brasil.


Mas a luz Ultravioleta não provoca câncer na pele ?

Teoricamente é possível, da mesma maneira que viajar num carro sujeita você a morrer num acidente. Quantidades muito grandes de luz ultravioleta, em pessoas que possuem predisposição genética e têm pele clara, em princípio não são recomendadas. Em todo caso um tratamento completo pelo Método de Goeckerman implica numa quantidade de luz equivalente a alguns dias de sol na praia. Isto certamente não tem como provocar câncer em ninguém.


Mas então o que devo fazer ?

Se você tem Psoríase e já tentou de tudo e só o que viu foi piorar gradativamente e nunca ficar livre deste desagradável problema, então veja : agora estão ao seu alcance os aparelhos Mod. UVB 500 e UVA 2000. Ambos vem montados, prontos para o uso, com óculos protetores e Manual de Instruções. É só ligar na tomada e começar, de acordo com as indicações do Manual e assistência do seu médico.

Em pouco tempo você verá os primeiros sinais de melhora e depois disso passará a entender que quem manda em você é você mesmo, não a Psoríase. Faça como tantas pessoas no Brasil e muitas mais no mundo: livre-se desta praga e coloque-a sob seu controle. Você ficará agradecido.

O que vem a ser a nova terapia por "Narrow Band" ?

A Narrow Band, que em inglês significa "Banda Estreita" é um novo tipo de luz ultravioleta, desenvolvida recentemente pela PHILIPS da Holanda e que apresenta resultados surpreendentes nos tratamentos da Psoríase, do Vitiligo etc. - A rapidez de resposta e a opção de fazer-se o tratamento sem a necessidade de uso concomitante de medicamentos, são os seus pontos altos. Os estudos indicam, ulteriormente, que a Narrow Band tem potencial bem inferior de efeitos colaterais a medio e longo prazo.

Os equipamentos são indicados principalmente para:
1 - Psoríase
2 - Vitiligo
3 - Eczema Atópico
4 - Linfoma Cutâneo (Micose Fungóide)
5 - Pitiríase Liquenóide
6 - Pruridos de etiologias diversas
7 - Esclerodermia


IMPORTANTE


* Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
* As informações disponíveis neste site tem apenas caráter educativo.

Um comentário:

Anônimo disse...

parabéns pelo comentario sobre psoriase foi muito explicativo!