
Segundo Isabelle Nazare-Aga, na maioria das vezes, a contra manipulação é verbal. "Pessoas indiferentes às tentativas de manipulação de alguém (ou às provocações) são as que conseguem não entrar do jogo do manipulador.
Ameaças, ataques, críticas ou qualquer outro meio de desestabilização emocional não detonam medo, desconforto ou intimidação em pessoas que não se deixam abater por estímulos negativos. Ou aquelas que aprenderam a se defender por terem convivido com manipuladores.
Estes, aliás, se afastam rapidamente de gente que escapa ao seu poder. Para o(a) manipulador(a) é fundamental sentir-se superior e no controle da relação, o que não acontece quando alguém não reage às sua provocações.
Diante disso, é bem provável que, quando um(a) parceiro(a) manipulador(a) percebe que o manipulado começa a agir diferente e já não entra no seu jogo como antes – comece a pensar em se afastar.
Esta é uma idéia que vai se fortalecendo ,à medida que o comportamento do outro se cristaliza. É preciso ter em mente que é impossível despertar amor verdadeiro num manipulador(a) ou ser feliz ao lado dele(a).
Dicas:
Mantenha-se firme quando ele(a) tentar desestabilizar o seu emocional. Isso requer perseverança e concentração.
Trabalhe seu sentimento de culpa: você não é desumano(a) nem mal-educado(a) simplesmente por ser indiferente a alguém. Se ele(a) lhe chamar de egoísta ou apelar para a chantagem emocional, responda claramente: “Se você prefere acreditar nisso, tanto faz”.
Não se deixe dominar pelas emoções. Não fale nada sem pensar. Pondere. Não agrida nem discuta.
Faça frases curtas e mantenha-se vago(a). Utilize frases feitas, provérbios e princípios
Seja impessoal como ele é
Faça humor sempre que o contexto permitir
Sorria, de preferência no final da frase, se o contexto permitir
Seja irônico(a) sobre si mesmo(a)
Seja atencioso(a)
Não entre na discussão, se ela não levar a lugar nenhum ou se levar à desvalorização
Evite a agressividade
Não se justifique.
Como identificar uma sogra manipuladora
Cuidado com a sogra manipuladora! Principalmente se ele(a) for filho(a) único ou o(a) caçula, porque, nesses casos, a influência da mãe geralmente é mais forte. Pais manipuladores podem influenciar seriamente os filhos, mesmo quando estes são adultos.
E se o(a) filho foi acostumado(a) a necessitar da aprovação dos pais, certamente buscará um(a) parceiro(a) que seja considerado ideal por eles.
A seguir, veja os exemplos mais comuns de argumentos (usados contra possíveis genros ou noras) coletados pela terapeuta Nazaré-Aga:
Conheço este tipo de mulher. É evidente que ela quer o seu dinheiro – com isso, deixa transparecer que sua experiência de mulher vivida lhe permite identificar coisas que um homem não consegue descobrir depressa. Também insinua que o filho não pode ser amado por seus próprios méritos e assim, aumenta a dependência dele.
Sim, ela é amável. Não sei em quê vai dar mais tarde. Ela não pertence ao nosso meio. Mas você não é obrigado a se casar com ela– dessa forma, a mãe manipuladora assume a forma de compreensiva com as aventuras do filho. E mostra que não gostará de ter aquela mulher como nora.
A escolha é sua, lavo minhas mãos. Ela é boazinha, mas não se deixe dominar – esta atitude da mãe semeia a desconfiança no filho que, não raro, decide repensar seus sentimentos, já que a mãe deu a entender que sua intuição feminina entrou em ação e identificou algo de errado com a namorada dele.
Perdoe-me por lhe dizer, meu querido, mas você merece coisa melhor- ela desvaloriza a moça e valoriza o filho. Como muitas mães, gosta de pensar que sua prole é excepcional. O perigo é não encontrar ninguém à altura do filho.
4 comentários:
[b][i][a]Parabéns!!! Arrasou!!! Me ajudou muuuuuuuitoooo!!! Incrívelmente, sem conhecer, ou saber, do assunto, agi, e xa ta men te i guaaaal!!! Amei! Obrigada! Obrigada!!! Obrigaaaadaaaaaaaaaaaaaaaaaa... Fica c Deus!!! Valeu!!!
Parabéns!!! Arrasou!!! Me ajudou muuuuuuuitoooo!!! Incrívelmente, sem conhecer, ou saber, do assunto, agi, e xa ta men te i guaaaal!!! Amei! Obrigada! Obrigada!!! Obrigaaaadaaaaaaaaaaaaaaaaaa... Fica c Deus!!! Valeu!!!
Realmente, as coisas são assim, o fator chave para identificarmos uma pessoa manipuladora é o fato dela ter necessidade de se sentir superior e no controle da situação, não pode sair perdendo nunca.
Muito bom.
Postar um comentário